Novembro de 1949. O FC Barcelona quis honrar o seu 50º aniversário (Bodas de Ouro) com um encontro internacional de Atletismo. Para isso convidou a equipa do Sporting (treinada por Mário Moniz Pereira), que arrecadou um magnífico triunfo.
Álvaro Dias foi o atleta que mais impressionou, no salto em comprimento. Artur Dias na estafeta e José Cameira nos 400 metros barreiras também estiveram muito bem. Jorge Abreu venceu os 100 e 200 metros. Jorge Machado fez as melhores corridas da sua vida – nas estafetas, Rui Maia esteve ao seu nível, assim como Pena da Silva. Filipe Luís e Afonso Marques não estiveram no seu melhor, tal como João Vieira e Moniz. Manuel Silva destacou-se nas suas especialidades, assim como Emídio Ruivo, no peso. No salto em altura, Álvaro Mendes esteve regular, ao passo que João Muralha fez um ótima prestação no lançamento do dardo.
O Sporting venceu por 22 pontos a equipa local. A sua vantagem foi indiscutível, numa demonstação de classe que orgulhou, mais uma vez, o país além-fronteiras. No final Moniz Pereira afirmou que o facto de a pista estar molhada obstou a que se conseguissem melhores tempos.
Esta conquista foi tão marcante que a equipa foi recebida no regresso a Lisboa pela direção, representada pelo presidente, António Ribeiro Ferreira, e ainda por Garcia Branco, Oliveira Martins, Francisco Franco e Joaquim Alves.
Foto (arquivo): Álvaro Dias, o atleta mais em destaque no 50º aniversário do FC Barcelona.
Grandes atletas “comandados” por um grande homem e atleta. Custame imenso que o novo estádio do Sporting não tenha uma pista de Atletismo. Representei o Sporting na final do Primeiro Passo (SPORTING DE BISSAU) adorei! Neste momento penso em regressar à prática do Atletismo através do INATEL “VETERANOS” a minha especialidade era velocidade. Dos 68 finalistas nos 100 m fui o único atleta a representar o Sporting na final.Foi um dia inesquecível para mim!