Edmilson Gonçalves Pimenta nasceu a 17 de Setembro de 1971 em Santa Teresa – Brasil. Com 19 anos começou a mostrar-se no Colatina, passando depois pelo Democrata onde o Nacional da Madeira o foi descobrir. 1 ano depois (1994/95) chegou à 1ª divisão portuguesa pelo Salgueiros, onde conseguiu grande notoriedade. Apenas mais 1 ano se passou até ser contratado pelo FC Porto onde permaneceu 2 anos e foi bicampeão Nacional.

No Verão de 1997 chegou ao Paris Saint-Germain mas as coisas não lhe correram bem em França. Então,  num momento terrível da equipa do Sporting (na altura comandada por Carlos Manuel) foi contratado e estreou-se a 8 de Março de 1998 num empate em Alvalade frente ao Marítimo (1-1). 5 dias depois marcou pela 1ª vez, na Póvoa de Varzim, golo que valeu o triunfo por 1-0. Ainda foi a tempo de fazer 11 jogos oficiais (sempre por uma das alas) e marcar 3 golos (1 dos quais numa vitória frente ao Porto no Alvalade), ajudando a equipa a conseguir o 4º lugar e consequente apuramento para as provas da UEFA (que chegou a estar seriamente em risco).

Na temporada seguinte, com Mirko Jozic, o Sporting jogou um futebol magnífico e Edmilson foi um dos expoentes máximos da equipa. Por diversos fatores não se conseguiu títulos, mas os jogadores destacaram-se tanto a nível individual como coletivo. Jogando normalmente como um dos 2 atacantes (mais frequentemente com Yordanov), Edmilson realizou 26 jogos e marcou 10 golos, confirmando todas as suas caraterísticas de grande jogador.

Em 1999/2000 o Sporting voltou finalmente a ser Campeão. Edmilson não teve uma época fácil devido a lesões e alguns problemas psicológicos. Ainda assim, com o número 10 nas costas e jogando pela ala esquerda (onde alternou com o italiano De Franceschi), somou 25 presenças e marcou 2 golos.

2000/01 foi a sua última temporada de verde e branco. Só a espaços mostrou o seu valor não se conseguindo firmar na equipa. Ainda assim, dessa sua temporada derradeira ficou talvez o jogo em que mais se destacou ao fazer 3 golos em Vidal Pinheiro num vitória frente ao Salgueiros por 5-2 – aconteceu a 3 de Março de 2001 e não mais voltaria a marcar. A 22 do mesmo mês jogou pela última vez numa derrota nas Antas por 2-1 (após prolongamento) para a Taça de Portugal.

Assim, esteve um total de 4 épocas no Sporting, tendo realizado 77 jogos oficiais e marcado 19 golos. Ganhou 1 Campeonato Nacional e uma Supertaça. Foi um futebolista que deixou boas recordações em Alvalade, com muito boa técnica, versatilidade, visão de jogo e capacidade concretizadora.

Após a sua saída do Sporting, à beira dos 30 anos, entrou numa fase descendente da carreira onde passou por diversas aventuras. Esteve no Palmeiras, Colatina (um regresso às origens), Portimonense, Lyn (da Noruega), RSC Visé (Bélgica), Guilhabreu (uma equipa amadora do concelho de Vila do Conde) e de novo Colatina (onde terminou a carreira em 2007). Depois tornou-se empresário de jogadores, chegando a agenciar Mário Jardel (na fase final da carreira do “Super Mário”).

Post to Twitter

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.