27 de Agosto de 1910. Semanas antes o CIF fôra convidado para ir jogar a Huelva com o Recreativo local. Eduardo Luiz Pinto Basto, capitão-geral da coletividade, reconhecendo que o seu clube não estava em condições para defrontar os espanhóis, sugeriu-lhes o Sporting como a alternativa mais adequada. João Bentes, o capitão-geral dos leões, foi contactado nesse sentido. Aceitou (apesar da nega da sua direção), com a condição, no entanto, de levar alguns reforços de outros clubes para cobrir os pontos fracos do seu grupo.
Assim, após um número limitado de treinos, o Sporting foi para Huelva com Augusto de Freitas, António Couto, António Stromp, António Rosa Rodrigues, Francisco Stromp e João Bentes. Francisco Bellas (do Belenenses), Henrique Costa, Cosme Damião, António Costa e Luiz Vieira (do Benfica) constituiram os “reforços”. A viagem para Espanha foi feita em 2 coches por péssimas estradas e demorou 18 horas!
No início do jogo não faltaram os hinos nacionais perante o entusiasmo e simpatia de 8.000 pessoas (que pagaram 1 tostão em dinheiro português para ver o jogo), uma assistência que era em quase metade do sexo feminino! Acolhidos com entusiasmo pela população local após longuíssima e estafante viagem, e com requintes de atenção pela direção do Recreativo e vários desportistas locais, os portugueses fizeram-se ao jogo vencendo por 4-0, apesar da energia imensa e boa tática dos locais. Luiz Vieira, António Rosa Rodrigues e Francisco Stromp (por duas vezes) fizeram os golos, arrebatando a assistência.
O Sporting dominou inteiramente gerindo a vantagem que ia dilatando aos poucos. Os leões deixaram enorme cartel em Espanha. No final do prélio celebrou-se um animado banquete de homenagem aos portugueses. Os jogadores sportinguistas aproveitaram a ocasião para convidar os do Huelva a virem em data oportuna a Lisboa para a desforra. A viagem de regresso demorou 26 horas entre percursos realizados de comboio e de carro!
Houve quem dissesse, mesmo vários anos depois, que este foi o 1º jogo da Seleção Nacional de Futebol, o que, com rigor, não corresponde à verdade. A partida de Huelva poderá, realmente, ser considerada como o 1º contacto internacional dos jogadores do Sporting, isto apesar dos “reforços” de outros clubes, o que, aliás, era prática corrente na época.
Foto: A equipa que jogou em Huelva.
Fontes contemporâneas (1910)
Tiro e Sport º 453 de 30 de Setembro de 1910:
http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/Periodicos/TiroeSport/1910/N453/N453_item1/P14.html
Existem também fontes do lado espanhol. Em ambas as fontes apenas se fala em grupo Portuguez e grupo Hespanhol. Não falam uma vez que seja em Benfica, Sporting, ou Sport União Belenense (os três clubes representados). Só “grupo Portuguez”.
Cumprimentos
Nuno, aqui não há qualquer confusão. Este jogo de 27 de Agosto de 1910 foi o 1º no qual os jogadores do Sporting tiveram contacto internacional ao serviço do clube. Como conta o texto, o Sporting foi o clube que marcou presença em Espanha, mas o capitão João Bentes exigiu o reforço da equipa com elementos de outros clubes. Aliás, durante as décadas seguintes, foi normal as equipas deslocarem-se ao estrangeiro reforçadas por jogadores de outras equipas. Se foi ou não o 1º jogo internacional do Sporting, isso é algo discutível, e o texto não o afirma “ipsis verbis”. Agora, aquele que foi com toda a certeza o 1º jogo do Sporting (sem reforços de outras equipas) de âmbito internacional realizou-se a 24 de Janeiro de 1913 (em Lisboa) e foi frente ao Madrid FC (que viria a originar o Real Madrid) e o Sporting triunfou por 4-3 (está aqui no Sporting Canal). Não sei onde foste buscar esse jogo de Março de 1910 frente ao Huelva porque, estou plenamente convicto (e consultei as fontes da época – não me baseei em nada encontrado na net nem nada disso) ele nunca existiu…
Penso que há aqui uma confusão. Este jogo de Agosto de 1910 não foi o primeiro jogo internacional do sporting, foi antes o primeiro jogo internacional de uma selecção portuguesa, quando um misto de jogadores das equipas de Lisboa, se deslocou a Espanha para jogar com o Huelva. João Bentes capitaneou essa equipa, que ganhou por 4-0, com dois golos de Francisco Stromp e outros dois de António Rosa Rodrigues. Jogaram ainda os Leões Augusto de Freitas, Francisco dos Santos, António Stromp e António Couto. O equipamento utilizado foi o do Sporting, por ser considerado o mais bonito.
O primeiro jogo internacional do Sporting foi realmente frente aos espanhóis do Huelva, mas realizou-se antes, a 10 de Março de 1910 em Lisboa, e terminou com uma vitória nossa por 2-0.
Encontram isso na Wiki Sporting na secção “A fundação e os primeiros passos” desta página:
http://www.forumscp.com/wiki/index.php?title=Hist%F3ria_e_Factos_Relevantes