27 de Agosto de 1910. Semanas antes o CIF fôra convidado para ir jogar a Huelva com o Recreativo local. Eduardo Luiz Pinto Basto, capitão-geral da coletividade, reconhecendo que o seu clube não estava em condições para defrontar os espanhóis, sugeriu-lhes o Sporting como a alternativa mais adequada. João Bentes, o capitão-geral dos leões, foi contactado nesse sentido. Aceitou (apesar da nega da sua direção), com a condição, no entanto, de levar alguns reforços de outros clubes para cobrir os pontos fracos do seu grupo.

Assim, após um número limitado de treinos, o Sporting foi para Huelva com Augusto de Freitas, António Couto, António Stromp, António Rosa Rodrigues, Francisco Stromp e João Bentes. Francisco Bellas (do Belenenses), Henrique Costa, Cosme Damião, António Costa e Luiz Vieira (do Benfica) constituiram os “reforços”. A viagem para Espanha foi feita em 2 coches por péssimas estradas e demorou 18 horas!

No início do jogo não faltaram os hinos nacionais perante o entusiasmo e simpatia de 8.000 pessoas (que pagaram 1 tostão em dinheiro português para ver o jogo), uma assistência que era em quase metade do sexo feminino! Acolhidos com entusiasmo pela população local após longuíssima e estafante viagem, e com requintes de atenção pela direção do Recreativo e vários desportistas locais, os portugueses fizeram-se ao jogo vencendo por 4-0, apesar da energia imensa e boa tática dos locais. Luiz Vieira, António Rosa Rodrigues e Francisco Stromp (por duas vezes) fizeram os golos, arrebatando a assistência.

O Sporting dominou inteiramente gerindo a vantagem que ia dilatando aos poucos. Os leões deixaram enorme cartel em Espanha. No final do prélio celebrou-se um animado banquete de homenagem aos portugueses. Os jogadores sportinguistas aproveitaram a ocasião para convidar os do Huelva a virem em data oportuna a Lisboa para a desforra. A viagem de regresso demorou 26 horas entre percursos realizados de comboio e de carro!

Houve quem dissesse, mesmo vários anos depois, que este foi o 1º jogo da Seleção Nacional de Futebol, o que, com rigor, não corresponde à verdade. A partida de Huelva poderá, realmente, ser considerada como o 1º contacto internacional dos jogadores do Sporting, isto apesar dos “reforços” de outros clubes, o que, aliás, era prática corrente na época.

Foto: A equipa que jogou em Huelva.

Post to Twitter

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.