6 de Abril de 2024. Estádio Alvalade, 28ª jornada da Liga Portuguesa de Futebol. 48.113 pessoas.

Com 1 ponto de avanço e 1 jogo em atraso o Sporting recebia o Benfica para uma partida tida como importantíssima para o desfecho do nosso Campeonato. O Benfica estava praticamente obrigado a vencer, o empate não seria mau para o Sporting (embora ainda tivesse uma deslocação ao Dragão até final) e um triunfo leonino clarificaria de certa forma as contas, pois com 4 pontos de avanço e ainda 1 jogo a menos, o Sporting ficaria com um cenário muito favorável.

De acrescentar ainda que este jogo surgiu 4 dias depois de o Sporting eliminar o Benfica da Taça de Portugal com um empate (2-2) na Luz numa partida muito intensa em que os encarnados estiveram ao seu melhor nível da temporada e o Sporting algo aquém do habitual.

Perante todas estas premissas adivinhava-se um confronto escaldante. E as coisas começaram a aquecer fortemente logo aos 46 segundos, com uma grande jogada de Pote pela esquerda (passou entre Bah e Florentino), que cruzou para intervenção incompleta de Trubin, e Geny Catamo surgiu na direta a rematar forte para o fundo da baliza – 1-0!

Aos 13 minutos, solicitado por Di Maria, Rafa, com algumas possibilidades de êxito, rematou por cima. Aos 26, belo lance de Gyokeres que fez o que quis de António Silva e meteu no meio para a emenda de Trincão, que não foi suficientemente eficaz…

Aos 27 minutos Hujlmand sofreu falta de João Neves. Livre perigosíssimo mesmo à entrada da área, com Pote a atirar em jeito por cima – e o Sporting continua sem marcar de livre direto há vários anos!

Aos 33 minutos, Di Maria agride claramente Pote, mas Artur Soares Dias não mostrou o “obrigatório” cartão vermelho.

No último sopro do 1º tempo, livre lateral de Di Maria e Bah a surgir ao 2º poste a emendar de cabeça par ao fundo da baliza – 1-1 mesmo “em cima” do intervalo… um “balde de água gelada” no Alvalade…

O Sporting entrou bem no 2º tempo. Aos 49 minutos, Morita cruzou para Gyokeres cabecear para a defesa de Trubin. Aos 53, autêntica bomba de Gyokeres à trave, após passe de Hujlmand. Logo a seguir entrou em campo Daniel Bragança para o lugar de Morita (que não esteve nos seus melhores dias).

Aos 66 minutos, grande oportunidade para o Benfica. David Neres tabelou com Di Maria, chegou a ultrapassar Israel, mas Coates acabou por chegar a tempo e evitar que a bola entrasse na baliza (brilhante o capitão!).

Aos 70 Gyokeres foi pouco inteligente pois não serviu Catamo no momento certo e assim se evitou uma boa proobabilidade de golo. Aos 72 minutos Inácio deu o lugar a Diomande e Pote a Marcus Edwards. 2 minutos mais tarde Hujlmand escapa “por milagre” ao 2º amarelo após falta sobre Aursnes.

A 10 minutos dos 90, Paulinho substituiu Trincão e Koba Koinredi entrou para o lugar de Aursnes. Na sua 1ª intervenção o jogador originário do Djibuti perdeu a bola de forma infantil – Di Maria ganhou posição e disparou para uma defesa absolutamente incrível de Franco Israel para a trave!

A partir daí só deu Sporting. Primeiro Daniel Bragança teve o 2º golo nos pés, mas João Neves interceptou e a bola saiu para fora. No minuto seguinte o mesmo Bragança com tudo, mas absolutamente tudo para marcar, no 2º poste, à boca da baliza, embrulhou-se e falhou o remate (ficou ainda a dúvida se foi tocado).

Aos 90+2 minutos, na sequência de um canto, a bola sobrou para Geny Catamo, que disparou de pé direito fazendo um golaço! O jovem moçambicano chorou nos festejos perante a importância do momento e o protagonimo que atingiu neste jogo onde foi o homem absolutamente decisivo!

Mesmo no fim, já aos 90+7, Diomande salvou em situação extrema o empate de Marcos Leonardo num final de jogo incrível! Aursnes ainda foi expulso e a partida terminou com um tiunfo obviamente muito festejado no Alvalade.

Rúben Amorim fez alinhar: Franco Israel (8); St. Juste (7), Coates (7) e Gonçalo Inácio (6) – Diomande (6) 72; Geny Catamo (9), Hujlmand (7), Morita (6) – Daniel Bragança (7) 54 e Matheus Reis (6); Trincão (6), Gyokeres (7) e Pote (7) – Marcus Edwards (4) 72.

Melhor sportinguista em campo – Geny Catamo.

Post to Twitter

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.