24 de junho de 2023. A equipa principal de Ténis de Mesa do Sporting garantiu este sábado a conquista do Campeonato Nacional ao voltar a bater o CD São Roque, por 3-0, no 2º jogo da final dos play-offs, disputado, desta vez, no Multidesportivo do Estádio José Alvalade.

Levantou-se, assim o 40.º título nacional na modalidade do palmarés verde e branco e o 8º consecutivo para os insaciáveis leões de Chen Shi Chao. Desta forma, a equipa verde e branca encerrou 2022/2023 da melhor maneira, completando o pleno de troféus nacionais conquistados esta época: Supertaça, Taça de Portugal e, agora, o Campeonato Nacional.

Além disso, tal como tinha acontecido em 2018/2019, desta vez o Sporting CP conseguiu voltar a juntar a conquista dos títulos nacionais masculino e feminino na mesma temporada, alargando a hegemonia no Ténis de Mesa nacional.

Ora, para lá chegar, o conjunto verde e branco teve de voltar a superar os madeirenses do CD São Roque, emblema que tinha acabado a fase regular no 2º lugar, enquanto os leões acabaram líderes e sem qualquer derrota. Após o 3-0 na Madeira, foi com mais uma exibição irrepreensível e igual resultado que tudo se decidiu, no Multidesportivo do Estádio José Alvalade, a favor do Sporting CP.

No duelo inaugural de pares, a dupla leonina composta por Diogo Carvalho e Diogo Silva até entrou em falso frente a Tiago Li e Humberto Júnior (8-11), mas – com a ajuda dos sportinguistas que foram enchendo as bancadas e se começaram a fazer ouvir – rapidamente se reencontrou e respondeu à altura: os parciais seguintes de 11-5, 11-5 e 13-11 resultaram na reviravolta e o primeiro set na decisão pendeu para o Sporting CP (1-0) – e o sentido do encontro nunca mais se inverteu.

Depois foi a vez de Diogo Chen – de regresso a casa depois de ter saído em 2017 do Clube, onde se formou – entrar em jogo no primeiro embate em singulares para enfrentar Tiago Li. Concentrado e muito assertivo, o mesatenista leonino de 26 anos foi implacável e com um indiscutível 3-0 (11-5, 11-6, 11-7), onde esteve sempre no comando, deixou o Sporting CP a um set do título.

Ora, foi com essa responsabilidade que o capitão Diogo Carvalho partiu para o cara-a-cara com André Silva. O experiente atleta verde e branco venceu o primeiro jogo (11-6) e caiu no seguinte (7-11), antes de arrancar de forma definitiva para a conquista do 8º Campeonato Nacional consecutivo dos leões. Com um expressivo 11-4 seguido de um suado 11-9, as contas ficaram seladas e o título entregue, mais uma vez rumo ao Museu Sporting.

Diogo Carvalho e Diogo Silva 3-1 (8-11, 11-5, 11-5, 13-11) Tiago Li e Humberto Júnior

Diogo Chen 3-0 (11-5, 11-6, 11-7) Tiago Li

Diogo Carvalho 3-1 (11-6, 7-11, 11-4, 11-9) André Silva

Terminado o  jogo  a festa fez-se a verde e branco no Multidesportivo do Estádio José Alvalade. Entregue o título sob a presença de vários adeptos sportinguistas e também de membros do Conselho Directivo, entre os quais o presidente Frederico Varandas, os protagonistas leoninos de mais um feito no Ténis de Mesa nacional falaram aos meios de comunicação do clube:

Chen Shi Chao: “Parabéns à minha equipa, a todos os sportinguistas, ao clube e à Direção. Nunca é fácil, mas no fim conseguimos chegar ao objetivo. É difícil manter o nosso nível e só é possível dia-a-dia. Obrigado aos sócios que vieram ver o Ténis de Mesa, esteve muita gente”.

Miguel Almeida, coordenador da secção: “Todos os anos se torna mais difícil, porque os adversários também se preparam e querem ser os primeiros a conseguir derrotar-nos. Dá muito trabalho. Na fase regular tivemos quase 20 pontos de avanço, mas que se podiam perder nos play-offs. Os jogos foram equilibrados, bem disputados e o Sporting CP mereceu nitidamente ganhar. Foi uma época brilhante a todos os níveis: campeões nacionais seniores em masculinos e femininos, Taça de Portugal e Supertaça [em masculinos] e campeões em sub-19 femininos. Temos um grupo de jovens, com 11 e 12 anos, que estamos a preparar para poderem ser o futuro da modalidade e do Clube.”

Diogo Chen: “Obviamente que é um feito muito bom para o nosso clube, tendo-o ganho 8 vezes seguidas. É sempre uma satisfação enorme ganhar o campeonato, é o troféu mais especial, porque treinámos durante toda a época para o vencer. Quero agradecer a todos os adeptos que vieram apoiar a nossa equipa. Temos de continuar a trabalhar para que na próxima época seja outra vez para nós”

Diogo Silva: “Sabe sempre bem. Já são 8 títulos seguidos, é importante para o clube e é sempre bom continuar a fazer História. Começámos a treinar em Agosto e acabámos agora, quase em Julho. A Taça de Portugal e a Supertaça são competições de fim-de-semana, mais curtas, enquanto no Campeonato temos uma fase regular e conseguimos acabá-la também sem derrotas. Chegando aos play-offs, sabemos que somos o alvo a abater e isso é muito difícil. Acabar a época e vencer os 3 troféus é perfeito e temos de nos sentir orgulhosos.”

Diogo Carvalho, capitão: “É uma alegria enorme poder dar este troféu aos adeptos do Sporting CP. Penso que fomos claramente os mais fortes durante toda a época, não perdemos nenhum jogo na fase regular e agora nos play-offs também não. A época é longa, as equipas são fortes, mas nós demonstramos o nosso valor. Acho que somos uns justos vencedores deste Campeonato Nacional. Parece fácil, mas é muito trabalho e muita dedicação todos os dias. Ganhámos os 3 troféus [da época] e espero fazer o mesmo na próxima época.”

Post to Twitter

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.