28 de Novembro de 2019. 334º jogo do Sporting CP nas competições europeias de futebol e uma grande noite no Alvalade com uma receção aos holandeses do PSV Eindhoven.
Para garantir o apuramento para a fase seguinte da competição, o Sporting precisava triunfar, e as coisas começaram por correr bem logo de início. Aos 9 minutos Bruno Fernandes (exibição em cheio) assistiu com um toque subtil Luiz Phellype (cabeçada com muita categoria) para o 1º golo do jogo e aos 16 fez o 2-0 num remate colocadíssimo de fora da área.
A equipa holandesa tentou reagir e conseguiu alguns envolvimentos ofensivos interessantes, mas o Sporting esteve defensivamente em bom plano, incluindo o jovem guarda-redes Luís Maximiano, que das poucas vezes que foi chamado a intervir (algumas difíceis) fê-lo sempre com muita classe.
Perto do intervalo, pontapé de canto de Bruno Fernandes e Mathieu a surgir ao 2º poste a enviar, em queda, um míssil para a baliza contrária – 3-0!
No início da 2ª parte o PSV procurou de novo reagir, mas mais uma vez ficou pelas intenções porque os sportinguistas foram resolvendo as poucas jogadas de perigo junto da sua área.
Aos 64 minutos, e já depois de Vietto ter estado muito perto do 4-0, Acuña arrancou desde a defesa e só foi travado na área holandesa em falta. Bruno Fernandes bateu o penálti com enorme classe e aumentou a conta para 4-0.
Esta noite o Sporting apresentou uma segurança defensiva rara até este momento da temporada e muitos momentos de classe em posse de bola com uma circulação rápida e assertiva.
Bruno Fernandes com 2 assistências e 2 golos (já é o 5º melhor marcador leonino de sempre na Europa, a par de Figueiredo, com 12 golos) foi o grande destaque da noite, mas homens como Maximiano, Mathieu, Acuña, Wendel ou Luiz Phellype também merecem uma menção honrosa, numa equipa que esteve, toda ela, em plano positivo.
A equipa: Luís Maximiano; Rosier, Tiago Illori, Mathieu (Luís Neto 73) e Acuña; Doumbia, Wendel (Rafael Camacho 80) e Bruno Fernandes; Bolasie, Luiz Phellype (Jesé Rodríguez 67) e Vietto.
Esta foi a 140ª vitória do Sporting na Europa, 4ª consecutiva (algo que não acontecia desde 2012).