5 de Fevereiro de 1962. No 10º Grande Prémio Internacional de Madrid em corta-mato verificou-se uma vitória histórica do Atletismo português e do Sporting, em compita com a Espanha e o Real Madrid (que se classificou em 2º lugar). A “nata” dos atletas espanhóis esteve presente, mas Manuel Oliveira não deu hipóteses a ninguém. Joaquim Ferreira no 3º lugar e Manuel Marques no 9º garantiram o triunfo coletivo dos leões.
Mas não foi só em Espanha que os atletas do Crosse leonino brilharam. Por cá, tudo começou com o esmagador triunfo no Corta-Mato dos Dez, colocando 5 atletas nos 5 primeiros lugares! Foram eles Manuel Oliveira, Manuel Marques, Joaquim Ferreira, Armando Aldegalega e Manuel Faria.
Nos Regionais, o Sporting venceu pela 5ª vez consecutiva, desta vez com Manuel Marques a liderar o coletivo, seguido de Armando Aldegalega em 2º e Joaquim Ferreira em 3º.
Para fechar com “chave de ouro” a época de Crosse, os leões conquistaram o Campeonato Nacional. Manuel Oliveira (foto) sagrou-se pela 1ª vez campeão nacional desta especialidade, numa prova e que a equipa leonina dominou como “quis”.