17 de Janeiro de 1954. Nesse dia o Benfica recebeu o Sporting (que era Tricampeão Nacional) no Estádio do Jamor em jogo da 13ª jornada do Campeonato. Jozef Szabo, que regressara ao comando técnico da equipa no início desse ano (Tavares da Silva era o secretário-técnico – espécie de treinador de gabinete), fez alinhar: Carlos Gomes; Caldeira e Galaz; Janos Hrotko, Passos e Juca; Hugo, Vasques, Martins, Travassos e Fernando Mendonça.
Numa prova que era comandada pelo Belenenses, o Sporting era 2º e o Benfica estava um pouco mais atrás, a vitória era fundamental para os pupilos de Ribeiro dos Reis. No entanto, o Sporting realizou uma excelente exibição, autoritária e convincente, não dando a mínima hipótese ao seu velho rival. Martins fez os 2 golos da partida, aos 18 e 73 minutos.
Os benfiquistas queixaram-se no final pela voz do seu atacante Rogério (conhecido por “Pipi”), que afirmou ter sido agredido por Carlos Gomes num choque na área sportinguista. O capitão leonino, Passos, referiu: “O Pipi é um brincalhão, mas um excelente rapaz, de modo que nunca nos zangamos com as suas peripécias.”
A verdade é que uma semana depois (ao vencer em Coimbra com bis de Travassos) o Sporting assumiu a liderança do Campeonato que nunca mais largou, alcançando do 1º tetra-Campeonato do futebol português.
Foto (arquivo): Martins